sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Questões sobre o livro “Amar, verbo intransitivo”

Avaliações de leitura, provas de leitura  “Amar, verbo intransitivo” de Mário de Andrade.


Questões para debate sobre o livro de Mário de Andrade


1. Ao longo da obra, ocorre uma “lição de amor”. Que significado esta lição possui:
a) Para Carlos:
b) Para Fräulein:

2. A que cena o narrador se refere e por que ele se recusa a contá-la?

3. Entre o papel materialista e dominador do macho, os Felisbertos, e o papel alienado e sublimador da fêmea, as Lauras, entre a opressão masculina que a faz sofrer e a repressão feminina que a faz encarcerar os instintos sexuais, os desejos dionisíacos, o erotismo germanicamente vigiado pelo “homem-da-vida”, a realidade prática, Fräulein é um ser marginal, uma personalidade que não concorda consigo própria. Comente essa afirmativa.

4. Na obra, Carlos é considerado uma personagem linear. No que consiste essa linearidade?

5. Através da “lição de amor” da governanta alemã a Carlos, o adolescente primogênito da família Sousa Costa, também existe a questão do confronto, do contraponto entre a tradição, a cultura, a obediência às normas e às regras de decoro, representadas por Fräulein em sua face de “homem-da-vida” e a pesquisa sobre a identidade nacional. Comente essa afirmativa com argumentos coerentes e exemplos da obra.

6. Comente a relação de Fräulein e Tanaka e sua importância crítica na obra.

7. Por que o autor classifica a obra como idílio?

8. Como autor utiliza a metalinguagem ao longo da obra?

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