coesão referencial, de linguagem figurada
tópicos frasais
gramática normativa.
UM SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL
A proposta de educação sexual nos currículos da escola de ensino médio é uma idéia que surge mais fortemente agora no Brasil. Um dos argumentos a favor da implantação da educação sexual nas escolas é o grande número de gestações na adolescência e o problema da Aids. Entretanto, não se observa redução nem no número de gestações indesejadas nem nas doenças sexualmente transmissíveis onde a educação sexual foi adotada como solução para este problema.
Nos Estados Unidos, a educação sexual foi considerada como a solução e a implantação dos programas aconteceu intensamente; no entanto, os resultados são deploráveis.
Por que a educação sexual tal como foi implantada não é a solução? O desastre começa no próprio conceito. A educação sexual apresentada não toma como base valores morais, e se orienta para a informação restrita de contracepção e prevenção de doenças.
Isso não é educação sexual. Educação sexual é parte de algo mais complexo na vida do ser humano, e por isso não se pode restringir à informação sobre anatomia e fisiologia, ensino de meios contraceptivos e prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Educação sexual é antes de tudo educação de valores, educação do verdadeiro amor, amor de doação, incluindo-se a sexualidade. [....]
É preciso que além de uma sólida base filosófica de valores exista a parceria com os pais. Cabe aos pais dar um conjunto de valores sólidos, ensinados por palavras e exemplos.
O mundo virou uma grande feira de sexo, com explosão de adultério, divórcio, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, aborto, prostituição, pornografia, estupro, perversão e gravidez na adolescência. O fortalecimento da autoridade dos pais, conferida por Deus e alimentada pela experiência, é uma exigência urgente que pode reverter esse quadro.
Um programa de educação sexual nos moldes pretendidos não trará benefício algum, pelo contrário, irá exacerbar a já muito forte sexualidade dos jovens e direcioná-la para fins não legítimos. E qual é a solução? Certamente não será um programa de educação sexual visando à prevenção de doenças ou de gravidez como está sendo pretendido.
Um programa de educação sexual encontra a sua essência na proposta de vida regida pela castidade. Não tenhamos medo desta palavra. Educar para o amor é educar para a castidade, solução para uma vida de amor pleno. Praticar sexo seguro é esperar até o casamento, e viver o casamento na fidelidade. Por isso o valor da castidade nos planos religioso e psicológico deve ser ensinado aos jovens. Todo projeto de educação sexual deve ter como núcleo a castidade, enfatizada na sua relação com o amor e apresentada em seu significado mais profundo.
Maria Judith Sucupira da Costa Lins O Globo, 23/7/99
01. O título do texto, um sentido para a educação sexual, refere-se a(o):
A) novo posicionamento da autora do texto diante da educação sexual presente nos currículos das escolas;
B) novo direcionamento da educação sexual dirigido ao combate à gravidez precoce e à Aids;
C) orientação de educação sexual preferencialmente regida por valores médicos;
D) condução da educação sexual nas escolas com a ajuda das palavras e exemplos dos pais e mestres;
E) moderna concepção de educação sexual, apoiada na castidade, fidelidade matrimonial, uso de preservativos e prevenção da Aids.
02. ''A proposta de educação sexual nos currículos da escola de ensino médio é uma idéia que surge mais fortemente agora no Brasil.''; o que NÃO se pode inferir desse segmento do texto é que:
A) a mesma idéia já surgiu anteriormente no Brasil;
B) a educação sexual já foi implantada fora do ensino médio;
C) a educação sexual referida ainda não foi implantada;
D) a proposta de educação sexual é recente considerada a data de publicação do texto;
E) a educação sexual referida tem por objetivo os jovens.
03. ''Um dos argumentos a favor da implantação sexual nas escolas é o grande número de gestações na adolescência e o problema da Aids.''; daí se pode dizer que:
A) se não houvesse grande número de gestações na adolescência e preocupações com a Aids, a educação sexual não seria implantada;
B) o grande número de gestações na adolescência tem íntimas relações com o problema da Aids;
C) o fundamento da implantação da educação sexual é de base moral;
D) apesar da implantação da educação sexual, a Aids e as gestações na adolescência continuarão preocupando;
E) a preocupação demonstrada pelos autores da proposta se centraliza na saúde do adolescente.
04. No terceiro parágrafo do texto, a educação sexual referida na primeira linha é:
A) a que já foi anteriormente implantada no Brasil;
B) a que está sendo implantada no Brasil;
C) a que foi implantada nos Estados Unidos e anteriormente implantada no Brasil;
D) a que foi implantada nos Estados Unidos e recentemente implantada no Brasil;
E) a que foi implantada nos Estados Unidos.
05. Os argumentos da autora do texto a favor de uma nova educação sexual têm base prioritariamente:
A) religiosa;
B) econômica;
C) política;
D) médica;
E) higiênica.
06. Entre os elementos que caracterizam a ''feira do sexo'' citada pela autora, os que caracterizam, respectivamente, problema prioritariamente legal, médico e social são:
A) adultério / estupro / divórcio;
B) prostituição / Aids / divórcio;
C) estupro / aborto / Aids;
D) aborto / prostituição / pornografia;
E) perversão / doenças / estupro.
07. ''O mundo virou uma grande feira de sexo,...''; a comparação entre o mundo e uma feira, levando-se em conta o que é dito no texto logo a seguir, se apoia no(na):
A) variedade;
B) comercialização;
C) popularismo;
D) facilidade;
E) ilegalidade.
08. A ''contracepção'' citada na última linha do terceiro parágrafo refere-se a:
A) métodos para evitar a fecundação;
B) processos abortivos;
C) técnicas médicas de controle da libido;
D) sistema de proteção a adolescentes grávidas;
E) tratamento de combate a doenças sexuais.
09. ''É preciso que além de uma sólida base filosófica de valores exista a parceria com os pais.''; a presença da locução ALÉM DE nesse segmento do texto faz supor o aparecimento futuro de:
A) uma ratificação do que foi dito;
B) um termo de maior importância que o anterior;
C) um acréscimo de um novo elemento;
D) a explicação de um segmento anterior;
E) a complementação de algo inacabado.
10. ''...e direcioná-la para fins não legítimos.''; segundo a autora, seria um fim não legítimo da sexualidade dos jovens o(a):
A) divórcio;
B) Aids;
C) castidade;
D) fidelidade;
E) estupro.
Abaixo você poderá conferir o gabarito dos exercícios. Gostaria também de pedir que você clicasse aí no botão do G+ para que mais pessoas tenha acesso ao conteúdo do blog. Não custa nada nem demora. E isso é uma espécie de incentivo para que mais conteúdo eu coloque aqui.
GABARITO
01-A | 02-B | 03-E | 04-E | 05-A | 06-B | 07-A | 08-A | 09-C | 10-E
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