sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Aprenda o que é sentido literal e sentido figurado?

A diferença entre sentido conotativo e sentido denotativo.

O que é sentido literal e sentido figurado?

Para entender os conceitos que proponho aqui, vamos começar com alguns exercícios. Colocarei, no final, o gabarito para que vocês possam conferir se entenderam bem o assunto. Vamos a eles.

Leia atentamente a tira colocada acima.

1. Após ser advertido pelo Tenente Escovinha, o Recruta Zero comporta-se de modo inesperado. Por quê?

2. Como o Tenente Escovinha esperava que sua fala fosse interpretada por seu subordinado?

3. Identifique, no primeiro balão, o trecho da fala que foi interpretado de modos diferentes pelo Tenente e pelo Recruta.

O que o Recruta deveria ter considerado para interpretar corretamente a fala do Tenente?
Elabore uma hipótese para explicar o comportamento do soldado.
Na tira do Recruta Zero, duas personagens dão interpretações diferentes a uma mesma fala. Esse comportamento chama a atenção para um fenômeno muito frequente no uso das línguas: nem sempre as palavras são utilizadas com seu sentido básico. O Tenente Escovinha esperava que o Recruta Zero desprezasse o sentido literal da observação "Pode escrever isso!" e, considerando o contexto em que ela foi dita, a interpretasse de modo figurado.

Vejamos, portanto, o que é sentido literal e sentido figurado.

Sentido literal (ou denotativo) é o significado "básico" das palavras, expressões e enunciados da língua.
Sentido figurado (ou conotativo) é aquele que as palavras, expressões e enunciados adquirem em situações particulares de uso, quando o contexto exige que o falante/leitor perceba que o sentido literal foi modificado, e as palavras e expressões ganham um novo significado.
Gabarito dos exercícios sobre sentido literal e sentido figurado

1. Ele escreve, em um balão, o que havia sido dito a ele por seu superior, aparentemente cumprindo a ordem que recebeu.
2. O Tenente esperava que sua fala fosse entendida como uma advertência e que o Recruta Zero modificasse o comportamento que provocou a observação inicial.
3. O trecho é "Pode escrever isso!".

O Recruta Zero deveria ter considerado o contexto da fala, ou seja, essa observação é feita depois de o Tenente ter feito uma previsão sobre o futuro do soldado ("Um dia você vai se dar mal!"). Nesse contexto, não se deve interpretar ao pé da letra a afirmação "Pode escrever isso!" e, sim, algo como "no futuro você verá que eu tenho razão". Neste exercício, espera-se que os alunos percebam a atitude do soldado como um exemplo de insubordinação (contextualizando o Recruta Zero: soldado malandro, que evita o trabalho e desafia seus superiores). O que ele faz pode ser visto como uma provocação: segue ao pé da letra a fala do Tenente em vez de contextualizá-la.

Se você é professor e quiser usar este exercício com seus alunos, aproveite a oportunidade para comentar sobre a importância do conhecimento de mundo para uma correta interpretação do sentido dos textos. Nesse caso, as personagens da tira comportam-se de modo característico e suas ações devem ser interpretadas de acordo com a personalidade de cada uma delas. Desconhecer o contexto do texto compromete a sua leitura e interpretação.


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