sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Como fazer um planejamento?


“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.”

Thomas A. Edison

Experimente pensar em suas atividades e veja que aquilo que direi abaixo se encaixa perfeitamente. Falei disso também nas sugestões de planejamento para o início do ano no meu outro blog chamado Jogos de Alfabetização.


O que é um planejamento?
Uma organização prévia das tarefas a serem realizadas.
Um método de trabalho; uma forma organizada de distribuir as tarefas.
Um planejamento do que se quer fazer: os objetivos que se pretendem atingir e os passos para alcançar essas metas.


Para que serve um planejamento?
Ordenar o que queremos ou precisamos conhecer, aprender ou aprimorar.
Obter informações, respostas e explicações para nossas dúvidas.
Interpretar adequadamente uma situação, corrigindo-a ou adequando-a.


Como fazer um planejamento?
Esclareça, antes de mais nada, com o professor ou com os parceiros com os quais deseja estabelecer algum negócio, os limites do trabalho e peça uma bibliografia básica, ou seja, uma lista de livros, sites ou revistas em que você pode encontrar algumas informações. Antes de começar a pesquisar em qualquer fonte, procure formular o máximo de perguntas possível sobre o tema. Use, para isso, as expressões abaixo.

o quê?
em quanto tempo?
quando?
onde?
como?
até quando?
quem?
por quê?
qual?
para quem?
em qual?
para quê?


Estabeleça os objetivos da pesquisa.
O objetivo de sua pesquisa pode ser: encontrar uma solução para determinado conflito; levantar as causas de algum fenômeno; aprender mais sobre um tema específico; descobrir o porquê de determinada situação; aprender como se faz determinada tarefa.



Planeje as tarefas e defina os recursos que serão necessários para o trabalho.
Por onde começar?
O que fazer depois?
De que se necessita para realizar tal tarefa?
De quanto tempo preciso para terminar a tarefa?
Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas nesse planejamento.


Se o trabalho for em grupo, divida as tarefas igualmente entre os membros da equipe.
As decisões devem ser sempre tomadas de forma consensual: é importante saber escutar outras opiniões e apoiar os colegas. Apesar de as tarefas estarem divididas, todos são responsáveis por um trabalho, isso quer dizer que todos os membros da equipe devem procurar ajudar-se para que o resultado seja o melhor possível. Algumas reuniões devem ser marcadas para que todos se inteirem do que está sendo feito e do que falta fazer. Não percam nunca de vista os objetivos do trabalho de vocês.

E você? Planeja suas atividades?





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