“Hoje em dia há mais tirinhas do Garfield nas provas de Português do que trechos da nossa Literatura.”
Esse comentário me levou a pensar que realmente é o que ocorre. Os professores, em nome da dita contextualização, do “trazer o mundo do aluno pra escola”, acabam se esquecendo de valorizar os autores de Língua Portuguesa. Mas eu não chamaria isso de tendência. O que se vê é uma tentativa de tornar mais prático o ensino da Língua Portuguesa para aquele que NUNCA viu nada de Língua Portuguesa. Se é assim, se é pra fazer mais pessoas aprenderem a ler, a compreender as entrelinhas, os pressupostos e implícitos presentes no texto [que não é apenas verbal, lembrem-se], que usemos mais tirinhas.
E é isso que farei. No post de hoje, vamos fazer mais alguns exercícios sobre advérbio tendo como estímulo, a tirinha do gato mais famoso do mundo.
EXERCÍCIO COM TIRINHA DO GARFIELD
1- Na tira acima, a aranha apresenta-se a partir de um superlativo. Transcreva-o.
2- Explique o sentido dessa expressão, identificando que tipo de superlativo é esse.
3- O que, na tira, indica ser essa uma caracterização inadequada?
gabarito dos exercícios com cartoon do garfield
1- "[...] a criatura mais veloz do mundo".
2- Como é próprio do superlativo, na expressão identificada, a característica destacada pela aranha (ser veloz) é intensificada. No caso, a aranha destaca o fato de, dentre todos os seres dotados de velocidade, ela ser aquele que tem essa qualidade em grau máximo. Essa expressão, portanto, é um superlativo relativo de superioridade.
3- Os outros dois quadrinhos. A aranha é obrigada a rever o superlativo a partir do qual se caracterizou, pois, ao ser atingida por Garfield com um jornal, tem de admitir que o gato é mais veloz que ela. Sendo assim, resta-lhe admitir que é a "segunda mais veloz".
Nenhum comentário:
Postar um comentário