sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exercício sobre intertextualidade e polissemia

Exercícios de interpretação de textos, intertextualidade e polissemia.


1. “A sua vida era uma decepção, uma série, me­lhor, um encadeamento de decepções." Explique a diferença de sentido entre "série de decepções" e "enca­deamento de decepções”. (2,0 pontos)

2. Assinale 3 (três) enunciados em que o autor fez uso de pares de antônimos para construir o sentido do texto. Note que você deverá assinalar apenas 3 senão o exercício será considerado INTEIRO errado. Não existe nota fragmentada neste exercício e o valor dele é de 1,0 ponto.

( ) A maioria dos imigrantes árabes do norte da África já se in­tegrou ao país e adotou a monogamia. Entre os imigrantes da África negra, porém, a poligamia continua sendo o jeito certo de casar. Só que também aproveitam o pretexto da pressão anti-imigratória para se livrar das esposas mais ve­lhas. Ficam com uma só, geralmente a mais nova de todas. Veja, 17/7/96, pág. 46.

( ) O jogo também gera emoções fortíssimas, Ganhar ou perder num cassino provoca uma descarga enorme de adrenalina no organismo. Veja, 28/8/96, pág, 10.

( ) E depois, como já não tivesse forças, a título de despedida da vida, murmurou: "Saudades ao patrão!" Era o tempo em que os criados sabiam seu lugar. Pobre era pobre, rico era rico, remediado era remediado; uns estavam no mundo para servir, outros para serem servidos... Veja, 23/8/96, pág. 124.

( ) A pesquisa médica, hoje como ontem, é de suma importân­cia para o desenvolvimento de novos medicamentos. Mensagem publicitária da Hoechst.

( ) Para a maioria das pessoas, bactérias são sinônimos de su­jeira, doenças e infecções. Veja, 28/8/96, pág. 78.

3. No enunciado a seguir, a palavra homem é am­bígua, ou seja, pode ter dois sentidos diferentes, alterando o significado geral da frase. Explicite estes dois sentidos através de palavras ou expressões sinônimas, de forma que não fique qualquer dúvida quanto a esta diferença. (2,0 pontos)

"O homem é capaz de refletir sobre a sua própria exis­tência." ^

a) Sentido 1:

b) Sentido 2:

Nenhum comentário:

Postar um comentário