interpretar textos.
Produtores do texto.
Exercícios de Língua Portuguesa qualidades do texto.
6 CARACTERÍSTICAS DE UM TEXTO BEM ESCRITO.
Exercício sobre linguagem 1
1. A língua é um instrumento que nos permite representar o mundo em que vivemos. Mas essa representação não é mera cópia, é uma interpretação, o que torna possível a ocorrência de visões distintas de um mesmo fato. Leia os dois textos que seguem.
I) As duas melhores equipes do futebol paulista prometem um bom espetáculo para esta noite no Pacaembu, mas as torcidas uniformizadas já confirmaram sua presença no estádio.
II) As duas melhores equipes do futebol paulista prometem um bom espetáculo para esta noite no Pacaembu, pois as torcidas uniformizadas já confirmaram sua presença no estádio.
Os dois trechos contêm as mesmíssimas informações, mas a mudança de uma simples conjunção altera completamente o ponto de vista do redator da notícia.
a) Em qual trecho a presença das torcidas uniformizadas no estádio é vista como um obstáculo à realização de um bom espetáculo? Justifique sua resposta.
b) Em qual trecho a presença das torcidas uniformizadas é interpretada como um fator favorável ao espetáculo?
Gabarito do exercício 1
1) a) No trecho 1. A palavra mas está criando uma relação de oposição entre as duas orações. Isso quer dizer que a presença das torcidas uniformizadas se opõe à prática de um bom espetáculo.
b) No trecho II. A conjunção pois introduz uma oração que confirma o que se disse anteriormente, colocando um argumento favorável ao que foi dito.
Exercício sobre linguagem 2
2. Muitas vezes, a informação é transmitida de maneira clara pelo texto. Apesar disso, exige uma concentração maior para ser compreendida. Uma leitura rápida e desatenta pode nos levar a perder dados ou misturá-los indevidamente. A questão da Fuvest que vem a seguir serve para ilustrar o que se disse.
Não se trata aqui, é óbvio, de procurar eximir os meios de comunicação da responsabilidade por seus produtos. Mas determinar de antemão o que não pode ser veiculado é policiar a expressão livre de ideias e informações - ou seja, chancelar a censura. [Folha de S. Paulo, 28/8/97]
Depreende-se do texto que seu autor:
a) pretende corroborar a censura, embora afirme que os meios de comunicação devem ser responsabilizados por seus produtos.
b) isenta os meios de comunicação de responsabilidades em relação aos produtos que veiculam.
c) posiciona-se contra a censura prévia e reconhece que os meios de comunicação podem ser responsabilizados pelos produtos que veiculam.
d) pretende evitar a censura, estabelecendo critérios prévios quanto ao que pode ou não ser veiculado nos meios de comunicação.
e) busca transferir para o próprio órgão da imprensa a responsabilidade pela censura prévia.
Gabarito do exercício 2
2. A alternativa correta é a letra C. O texto cria correspondência entre as expressões "determinar de antemão", "policiar a expressão livre" e "chancelar a censura", permitindo depreender que o autor se posiciona contra a censura prévia; ao afirmar "Não se trata [...] de procurar eximir", ele dá a entender que não é favorável a isentar de responsabilidade os meios de comunicação.
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