sábado, 13 de outubro de 2012

Exercícios práticos sobre pronome demonstrativo

Dois exercícios sobre pronomes.
Gabarito no final do exercício.
Dois exercícios sobre pronomes demonstrativos.


1. Complete estas frases com os pronomes demonstrativos adequados; se necessário, use-os combinados com preposições.
a)  * pincel que tenho em minhas mãos pertenceu a um famoso pintor brasileiro.
b)  Por que você anda sempre com * mãos enfiadas nos bolsos?
c)  Veja * que tenho * sacola: são laranjas que colhi * pomar ali adiante.
d)  Você está vendo * grupo de rapazes lá do outro lado da praça?
e)  Por favor, traga-me * pacote que está aí do seu lado.
f)  Por favor, ajude-me a carregar * pacotes aqui.
g)  Por favor, ajude-me a trazer até aqui * pacotes que estão na outra sala.

2. Nestas frases, os pronomes demonstrativos e suas combinações retomam ou antecipam termos. Complete-as.
a)  A única verdade é [coloque aqui o pronome] : ele foi o responsável pelo acidente.

b)  Apesar de ter sido o responsável pelo acidente, ele nunca reconheceu [coloque aqui o
pronome] fato.

c)  Compramos um programa capaz de gerenciar os dados armazenados em nosso micro. Um programa [coloque aqui o pronome] é indispensável ao bom desempenho do equipamento.

d)  Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade falam de perto ao meu coração: [coloque aqui o pronome], pela inquietude de sua lucidez; [coloque aqui o pronome], pela feliz simplicidade de sua expressão.


GABARITO DOS EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
1.
a) este
b) essas
c) isto ou o/nesta/naquele
d) aquele
e) esse
f) estes
g) aqueles
2.
a) esta
b) esse
c) desse
d) este / aquele

Nenhum comentário:

Postar um comentário