sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Gênero Lírico e a poesia de Fernando Pessoa


Leia o poema de Fernando Pessoa (1888-1935). Depois copie no caderno as afirmações corretas em relação ao poema.

Tenho tanto sentimento
Tenho tanto sentimento
que é frequente persuadir-me
de que sou sentimental,
mas reconheço, ao medir-me,
que tudo isso é pensamento,
que não senti afinal.
Temos, todos que vivemos,
uma vida que é vivida
e outra vida que é pensada,
e a única vida que temos
é essa que é dividida
entre a verdadeira e a errada.
Qual porém é a verdadeira
e qual errada, ninguém
nos saberá explicar;
e vivemos de maneira
que a vida que a gente tem
é a que tem que pensar.

PESSOA, Fernando. Poemas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

a)  Nesse poema, o eu lírico fala sobre a divisão que vê entre o mundo das sensações e o mundo do pensamento.
b)  Ao fazer uma autoanálise, o eu lírico conclui que seu sentimento é, na verdade, pensamento.
c)  O eu lírico apresenta uma verdade comprovada pela ciência: o ser humano não tem sentimentos, apenas pensamentos.
d)  O eu lírico apresenta uma visão particular da vida: trata-se do ponto de vista dele.

Neste exercício, apenas a letra C está incorreta em relação ao poema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário