sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Avaliação sobre conjunções coordenativas

Língua Portuguesa chamado Quero Aprender Português.


O exercício abaixo aborda questões importantes no estudo da língua. Dentre elas, destaco:
  • Características textuais;
  • Classificação de conjunções;
  • Exercício de coesão com conjunções coordenativas;
  • Exercício de reescrita de orações.

1) Identifique nos trechos abaixo o tipo de obra de ficção:
Os principais tipos são:
a) Obras realistas
b) Obras fantásticas
c) Obras maravilhosas.

Texto 1:
Em depoimento, cantor Belo nega envolvimento com traficante
O cantor Marcelo Pires Viana, 28, o Belo, negou hoje, em depoimento na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Rio de Janeiro, conhecer o traficante Valdir Ferreira, o Vado, apontado pela polícia como gerente do tráfico na favela do Jacarezinho.
A suspeita de envolvimento do cantor com o traficante surgiu a partir de grampos, autorizados pela Justiça, feitos em celulares do criminoso.

Texto 2: A cobra e o vaga-lume.
Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vaga-lume que só vivia para brilhar. Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada...
No terceiro dia, já sem forças o vaga-lume parou e disse à cobra:
- Posso fazer três perguntas ?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém mas já que vou te comer mesmo, pode perguntar...
- Pertenço a sua cadeia alimentar ?
- Não.
- Te fiz alguma coisa ?
- Não.
- Então por que você quer me comer ?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER VOCÊ BRILHAR...

2) Classifique as conjunções destacadas abaixo, usando este código:
(a) aditiva (b) adversativa (c) conclusiva (d) alternativa
1. Vamos sair e tomar um lanche. ( )
2. Tentei chegar mais cedo mas não consegui. ( )
3. Ele conhece bem este assunto, no entanto ficou nervoso e errou muitas respostas. ( ) ( )
4. Você fez um excelente trabalho; portanto, merece nota máxima. ( )
5. Ele não foi á reunião nem mandou um representante. ( )
6. Somos amigos, logo devemos nos ajudar uns aos outros. ( )
7. No recreio, as crianças costumam brincar no jardim ou correr pelo pátio. ( )
8. Ele não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório final. ( )
9. Tentei chegar mais cedo, porém não consegui. ( )
10. Ou saio eu, ou sai ele desta sala. ( )


3) Ligue as frases no exercício abaixo usando as conjunções dadas. Observe o sentido pedido em cada uma delas:
Conjunções :e, nem, mas, porém, todavia, contudo, logo, então, portanto, pois, logo, embora, caso, pra que, à medida que, que

1) Ele era o artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no campeonato. (adversativa)
2) Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa. (conclusiva)
3) Devolva-me o livro. Estou precisando dele. (explicativa)
4) Ele saiu. Eu cheguei. (aditiva)
5) O dia está agradável. Devemos aproveitar o dia. (conclusiva)

4) Reescreva os períodos seguintes eliminando as orações intercaladas:
a) Quero deixar bem claro, e doa a quem doer, que não aceitarei desculpas de quem não faz as tarefas.
b) A moça, que não sabia nada de grego, não entendia que ele não queria passear.
c) O orador pegou o microfone e, ajeitando-o em frente à cadeira, falou durante horas.
d) Esta loja, que fica no centro da cidade, foi saqueada.
e) Saí exatamente quando – e acho que fiz muito bem – começou a briga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário