sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exercícios de redação - Eu sou a minha linguagem


Bons redatores de textos.
Bons exercícios de redação


Linguagem - Língua — Ato de fala


1. Um surdo-mudo e capaz de se comunicar. Por que?

2. A personagem Cardeal de Polignac, criada pelo dramaturgo francês Diderot, disse, em cena aberta, a um orangotango:
— Fala, e eu te batizo!
a) O orangotango se comunica com seus pares? Por quê?
b) Se o orangotango tivesse falado, conforme pediu o Cardeal, ele teria sido batizado e ingressado na patria humana. Por quê?

3. Leia atentamente o texto que segue.
Dividi minha vida em sites
Criei um chat para a família
Outro para os amigos
E um, secreto, para os amores
Quando alguem me incomoda
— Deleto.
Esse fragmento contém expressões típicas de uma linguagem específica. Qual?

4. O Ministério da Saúde, ao propor o nome genérico para os medicamentos e, com isso, abolindo o nome-fantasia, está fazendo uso de uma iinguagem específica. Qual?

5. A frase "Nao te apropinques de mim que eu me moscarei de ti” pode ser traduzida por "Não te aproximes de mim que eu sumirei (te abandonarei)." As frases, embora redigidas em português, fazem uso de linguagens distintas. Caracterize-as.

6. Tanto o homem sulista quanta o nordestino se comunicam com facilidade, embora empreguem linguagens especificas. Que componente interfere no ato de fala de cada um?

7. Traduza as expressões tipicas da fala popular:
a) "Falar pelos cotovelos".
b) "Pe rapado".
c) "Em cima da bucha".
d) "Biruta".
e) "Passar a perna".

8. Traduza os provérbios:
a) "Em terra de cego, quern tem um olho e rei."
b) "Em boca fechada nao entra mosquito."

9. Considere:
"Se Zé Limeira sambasse maracatu
Cor de jumento era azul
Tinha juízo macaco
Veneno, cume de rato
Tinha chifre gabiru." 
Mestre Ambrósio
Segundo o livro Assim falava Lampião, de Fred Navarro, de onde o fragmento acima foi extraído, gabirusignifica:

a) rato escuro, enorme;
b) homem muito feio, horroroso;
c) caipira, gente da roca;
d) gatuno, vigarista.
Nos versos de Mestre Ambrósio, em que acepção essa palavra foi empregada?



Gabarito dos exercícios de Redação


1. Um surdo-mudo é capaz de se comunicar porque é dotado de linguagem.

2. a) Sim, porque é dotado de linguagem.
b) Porque, para ingressar na patria humana, é preciso ter o dominio de uma língua (de um codigo linguístico).

3. Da linguagem da Informática.

4. Esta fazendo uso da linguagem científica, própria para designar o gênero, não a espécie.

5. A primeira faz uso de uma linguagem culta, cujos termos estão em desuso; a segunda, de uma  linguagem popular, tambem correta.

6. O componente "região", cultura de uma determinada localidade (estados, cidades, regiões).

7. a)  Pessoa demasiado loquaz, tagarela. Exemplo: "Esse menino fala pelos cotovelos".
b) Descalgo, pés nus; a mais humilde categoria social. Exemplo: "Moça rica não se casa com pé rapado".
c) Resposta imediata. Exemplo: "Quando criticado, respondeu em cima da bucha."
d) Estouvado, amalucado, doido. Vem da expressão inglesa "by route", que designa um cone para indicar a rota dos ventos, quando preenchido. Exemplo: Não me venha propor loucuras, não sou biruta".
e) Enganar, ludibriar. Exemplo: "Político desonesto passa a perna em todos os eleitores".

8. a) Em sociedade de alienados, quem tem consciência tem o poder.
b) Prudência: o prudente não fala para não se envolver.

9. homem muito feio, horroroso;



Nenhum comentário:

Postar um comentário