sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exercício sobre Vanguardas Europeias


As senhoritas de Avignon. Pablo Ruiz Picasso. Museu de Arte Moderna, Nova York.

Embora tenha sido um episódio muito breve na história da pin­tura contemporânea (de 1907 a aproximadamente 1914), o Cubis­mo questionou e chegou mesmo a tornar ultrapassadas a tradição da pintura ocidental e a herança do Renascimento. Há uma maneira de conceber a pintura antes e depois do Cubismo. A novidade con­siste simplesmente em devolver aos objetos a solidez e a densida­de que pouco a pouco foram perdidas pelo Impressionismo na busca exclusiva de efeitos luminosos, ou pelo colorido exagerado do Fauvismo. Seja para pintar uma mulher nua, uma paisagem ou uma natureza morta, Picasso e seus amigos renunciam ao ponto de vista único para multiplicar os ângulos de visão, de maneira a lhes dar uma representação mais completa: as coisas serão representa­das simultaneamente de frente, por trás, de cima, de baixo, de per­fil... Daí as telas que tanto surpreenderam o público.

Verónica Prat

Assinale a alternativa incorreta em relação ao texto.

(  ) O Cubismo é um marco na história da pintura contem­porânea.

(  ) O Cubismo promoveu uma ruptura na tradição da pintu­ra ocidental e abriu mão dos modelos da Renascença.

(  ) Com o máximo de luz, o Impressionismo relegou a soli­dez e a densidade das figuras.

(  ) Para o pintor cubista, uma tela perfeita implicará a re­produção simultânea de variadas ações.

( ) A surpresa do público diante das telas cubistas se deve à multiplicidade de pontos de vista na representação do objeto.

Neste exercício, a alternativa correta é “Para o pintor cubista, uma tela perfeita implicará a re­produção simultânea de variadas ações.” Na verdade, o correto é que  o pintor cubista não reproduz várias ações e sim vários planos de visão.


2 comentários: