sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exercício de interpretação para Ensino Médio


REQUERIMENTO
Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de
que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por
esse fato, o falar e o escrever em geral, sobretudo no campo das letras, se
vêem na humilhante contingência de sofrer continuamente                        
5 censuras ásperas dos proprietários da língua; sabendo, além, que dentro
do nosso país, os autores e os escritores, com especialidade os gramáticos,
não se entendem no tocante à correção gramatical, vendo-se, diariamente,
surgir azedas polêmicas entre os mais profundos estudiosos do nosso
idioma - usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que
10 o Congresso Nacional decrete o Tupi-Guarani como língua oficial e
nacional do povo brasileiro. O suplicante, deixando de parte os
argumentos históricos que militam em favor de sua idéia, pede vênia para
lembrar que a língua é a mais alta manifestação da  inteligência de um povo, é a sua criação mais viva e original; e, portanto, a emancipação                             
15 política do País requer como complemento e conseqüência a sua
emancipação idiomática. Demais, Senhores Congressistas, o TupiGuarani,
língua originalíssima, aglutinante, é verdade, mas que o polissintetismo dá
múltiplas feições de riqueza, é a única capaz de traduzir as nossas belezas,
de pôr-nos em relação com a nossa natureza e adaptar                                  
20 se perfeitamente aos nossos órgãos vocais e cerebrais, por ser criação
de povos que aqui viveram e ainda vivem, portanto possuidores da
organização fisiológica e psicológica para que tendemos, evitando-se dessa
forma as estéreis controvérsias gramaticais, oriundas de uma difícil adaptação de uma língua de outra região à nossa organização cerebral e              
25 ao nosso aparelho vocal - controvérsias que tanto empecem o progresso
da nossa cultura literária, científica e filosófica. Seguro de que a sabedoria
dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida e
cônscio de que a Câmara e o Senado pesarão o seu alcance e utilidade. P. e
E. Deferimento. (Lima Barreto)

Exercícios de múltipla escolha de interpretação de textos

1) A afirmação falsa sobre o requerimento de Policarpo Quaresma é:
a) O requerente deseja que o Tupi-Guarani seja declarada língua oficial e nacional do Brasil.
b) O requerente apresenta inicialmente os dados pessoais necessários à sua identificação.
c) Os destinatários do requerimento não estão registrados no texto.
d) O requerente apresenta justificativas fisiológicas para o seu pedido.
e) O requerimento inclui apreciações sobre língua transplantada.

2) A alternativa que apresenta um argumento que não está presente no requerimento é:
a) a dependência lingüística dos brasileiros em relação a Portugal
b) as divergências internas e externas no tocante às regras gramaticais
c) a significação política de uma língua original
d) a adaptação da língua ao meio ambiente
e) a necessidade de editarem-se obras com a fala brasileira

3) A alternativa em que o elemento sublinhado não se refere a nenhum elemento anteriormente presente no texto é:
a) ...certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral... (linhas 2 e 3)
b) ...de sofrer continuamente censuras ásperas dos  proprietários da  língua... (linhas 4 e 5)
c) ...que, dentro do nosso país, os autores e os escritores,... (linhas 5 e 6)
d) ...que militam em favor de sua idéia,... (linha 12)
e) ...é a sua criação mais viva e original;... (linhas 13 e 14)

4) A linguagem empregada no requerimento é caracterizada por:
a) formalíssima e bem afinada com a tradição gramatical lusitana.
b) bastante formal, mas com pequenas influências da fala brasileira.
c) informal, já que o requerente condena a própria língua que emprega.
d) informal e descuidada no aspecto gramatical, ainda que com vocábulos cultos.
e) convencional e artificial, com concessões à fala popular.

5) A abreviatura final do requerimento significa:
a) por e especial deferimento
b) para e esperado deferimento
c) pede e espera deferimento
d) próprio e especial deferimento
e) propõe e expõe deferimento

6) O requerimento está dividido em quatro parágrafos e um fecho; a alternativa que indica a correlação equivocada entre cada uma dessas partes e seu conteúdo é:
a) primeiro parágrafo - título, cargo que ocupa a pessoa a quem é dirigido o requerimento
b) segundo parágrafo - justificativa do pedido
c) terceiro parágrafo - ampliação da justificativa
d) quarto parágrafo - expectativa esperançosa do requerente
e) fecho - abreviação convencional de solicitação

7) A alternativa em que o adjetivo sublinhado expressa a opinião do requerente é:
a) Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro... (linha 1)
b) ...certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil;... (linha 2)
c) ...se vêem na humilhante  contingência de sofrer continuamente censuras... (linhas 4 e 5)
d) ...não se entendem no tocante à correção gramatical, (linha 7)
e) ...possuidores da organização fisiológica  e psicológica  para que tendemos... (linhas 21 e 22)

8) O requerente se refere a si mesmo na terceira pessoa; a alternativa em que, no entanto, se utiliza da primeira é:
a) Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil (linhas 1 e 2)
b) ...sabendo, além, que, dentro do nosso país, os  autores e os escritores, com especialidade os gramáticos, não se entendem... (linhas 5, 6 e 7)
c) o suplicante, deixando de parte os argumentos históricos que militam em favor de sua idéia, pede vênia para lembrar... (linhas 11, 12 e 13)
d) ...a emancipação política do País requer como complemento e conseqüência a sua emancipação idiomática. (linhas 14, 15 e 16)
e) ...por ser criação de povos que aqui viveram e ainda vivem,... (linhas 20 e 21) 

Gabarito e comentários sobre as respostas
1) Letra c - Os destinatários do requerimento são os congressistas, por conseguinte a afirmação da letra c é falsa.

2) Letra e - Em nenhum momento o autor do requerimento fala na possível necessidade da edição de obras no idioma tupi-guarani. Uma releitura atenta mostrará isso.

3) Letra b - Questão de coesão textual. Na opção  a, fato  se refere à característica de empréstimo da língua portuguesa ao Brasil. Na letra  c, nosso país  tem como referente a palavra Brasil. Na alternativa d, sua refere-se a suplicante. Na opção e,  sua  tem como referente  povo.  Semelhante processo coesivo não se verifica com proprietários da língua, na letra b, que é a resposta.

4) Letra a - Até por eliminação, pode-se chegar à resposta. Na letra b, não se verifica no texto a presença de brasileirismos, termos próprios do nosso país. As letras c, d e  e podem ser eliminadas, pois a linguagem do texto é culta, portanto formal, não apresentando palavras ou expressões de cunho popular. Na realidade, esta questão pede conhecimentos prévios sobre as diversas modalidades da língua.

5) Letra c - Trata-se de uma forma antiga, usada em requerimentos. A pessoa que escreve um requerimento está pedindo e, claro, aguardando deferimento, ou seja, aprovação do que é solicitado.

6) Letra a  - No primeiro parágrafo, o autor do texto fala de si  próprio e faz a solicitação objeto do requerimento.

7) Letra c - Os adjetivos que aparecem nas opções a, b,  d  e  e  têm valor objetivo, não dependem da opinião de quem quer que seja. Já a palavra humilhante, na opção c, tem um claro valor subjetivo, pois para muitos essa contingência pode não ser considerada humilhante. Trata-se da opinião do autor, por isso a resposta é a letra c.

8) Letra b - O autor foge à terceira pessoa ao empregar o pronome possessivo nosso, que se refere ao pessoal nós, primeira pessoa do plural.

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